Redes de computadoresWeb Design

Como configurar vários sites em uma VPS

Nesse tutorial vou começar já com o apache instalado. O primeiro passo e criar um diretório (Pasta), onde ficarão os arquivos do site, essa pasta fica na pasta padrão do apache diretório www. Na imagem abaixo mostra o local onde ficarão as pastas de vários site no mesmo VPS como o mesmo IP.

www

Segue o comando para criar a pasta no diretório www

Sudo mkdir –p /var/www/seusite.com

Após a criação do diretório e necessário alterar a permissão para poder utilizar os arquivos que farão parte do site, segue o comando abaixo:

Sudo chown –R $USER:$USER /var/www/seusite.com

Em seguida utilizar o comando abaixo para dar permissão nos arquivos de leitura para que o site possa ser visualizado.

Sudo chmod –R 755 /var/www

O próximo passo e configurar um novo servidor virtual, quando o usuário digitar seusite.com ele redirecionar para a pasta seusite.com que foi criada utilizando um único IP da sua VPS. Segue o comando para a criação:

Sudo cp /etc/apache2/sites-available/default-ssl.conf /etc/apache2/sites-available/seusite.com.conf

server

Será criado uma copia do o arquivo padrão de configuração default-ssl.conf para o novo servidor virtual seusite.com.conf, em seguida temos que editar o arquivo seusite.com.conf, segue o comando para edição do arquivo:

sudo nano /etc/apache2/sites-available/seusite.com.conf

apache

Após aberto o arquivo insira as informações do seu domínio como mostra a imagem acima. DocumentRoot e o caminho onde está a pasta do seu site para ele redirecionar o domínio, informe o nome da sua pasta. Após isso temos que ativar o site para que ele possa responder por esse domínio configurado, segue o comando para ativar o site.

Sudo a2ensite seusite.com

Ctrl + x e Y para salvar as alterações no arquivo. Em seguida apontar o IP do seu VPS para o domínio que foi configurado, para isso temo que editar o arquivo Hosts do apache. Segue o comando para a edição do arquivo:

nano /etc/hosts

etc

Feito isso reinicie o seu servidor apache para que o novo domínio virtual seja apontado para a sua pasta de destino, segue o comando para reiniciar o apache.

sudo service apache2 restart

Pronto seu servidor estará com mais de um site apontado para o mesmo endereço IP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *