Redes de computadoresWindows

Copia rápida e segura com Robocopy

Uma ferramenta muito interessante dentro do Windows, é o programa robust file copy mais conhecido como Robocopy. É uma excelente ferramenta para profissionais da área de suporte e redes, pois ele auxilia muito bem na hora de fazer um backup na rede, ou copiar arquivos com mais de 255 caracteres, pois utilizando o explorer isso não será possível. O programa não possui interface, e roda na tela do Prompt e só opera por comandos. Para iniciar o programa temos que executar o mesmo como administrador, para não ter avisos de acesso negado. Após iniciar o prompt digitamos o seguinte comando:

robocopy

Em seguida e mostrado algumas funções do programa, se você deseja saber todas as funções digite o comando

[sourcecode language=”c”]Robocopy[/sourcecode]

para utiliza-lo na rede e necessário que a unidade de rede que deseja copiar ou transferir arquivos esteja mapeada, pois caso não esteja, não será possível a troca de informações.  Neste tutorial utilizei o seguinte comando para copiar arquivos de um pen drive para o Desktop:

[sourcecode language=”c”]robocopy "I:sistema web 2014" "C:UsersNomedousuarioDesktopNova pasta" /s[/sourcecode]

A unidade I representa meu pen drive, se deixasse só I: iria copiar tudo que tem dentro do pen drive, mas como só queria copiar uma pasta, digitei o nome da pasta. No final do comando o /s foi utilizado com a função de copiar subdiretórios, porem se existir qualquer subdiretório vazio ele não será copiado. No fim após terminar de copiar ele informa o tempo que levou para realizar a tarefa e também informa se algum arquivo não foi copiado com sucesso. Dentre todas as vezes que eu utilizei nunca deixou de copiar algum arquivo, é uma excelente opção para transferência de arquivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *